segunda-feira, 11 de dezembro de 2017

CONHECENDO MEU MUNICÍPIO

           Antes de ir para a aula fiz algumas pesquisas a respeito dos termos que seriam trabalhados em sala. Na pesquisa que fiz percebi que existe uma diferença entre crescimento e desenvolvimento. Enquanto o crescimento é uma elevação da produção da região estudada, o desenvolvimento está relacionado a melhoria do bem-estar da população e se mede através de indicadores de educação, saúde, renda, etc.
         Nos foi apresentado pelo professor Joel, sites onde é possível conhecer a realidade de municípios, dos estados e do país. Para mim foi super interessante, pois fiquei sabendo sobre a realidade do município onde resido e de municípios vizinhos. O IDHM da minha cidade Ibicaraí, por exemplo, passou de 0,334, em 1991, para 0,625, em 2010, sendo a educação o índice que mais cresceu ao longo desses anos, o que me deixou muito feliz ao saber. O mais estranho é que eu moro há tanto tempo em Ibicaraí, mas não estava a par de tantos dados. Portanto, achei super válida a indicação dos sites.

Nessa imagem percebe-se que o IDHM da minha cidade, em 2010, estava próximo ao IDHM do país. O que eu considero como médio. 


  • Atlas do Desenvolvimento Humano: platarforma de consulta ao IDHM e mais de 200 indicadores de desenvolvimento humano dos municípios e estados brasileiros. http://atlasbrasil.org.br/2013/


Assisti também um vídeo super interessante, indicado também pelo professor Joel e que vale a pena ser compartilhado aqui.
  • Vídeo: "O que é desenvolvimento humano?"

Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=K7Cftgj250Y

Nenhum comentário:

Postar um comentário